Psicólogo Clínico e Psicanalista
CRP 06/123471
PARA VOCÊ que quer fazer Psicoterapia por estar em sofrimento ou se indagando sobre sua posição na vida e que quer compreender seus sentimentos em relação a si mesmo e suas vivências no Mundo junto a um Psicólogo ou um Psicanalista.
Análise Pessoal é como chamamos o processo analítico em clínica psicanalítica.
É comumente reconhecida como “terapia” ou psicoterapia que se utiliza da teoria e técnica da Psicanálise (uma das forças e abordagem da Psicologia). Há diferenças sutis entre os dois termos e há estudos para discutir se são métodos diferentes, mas aqui, na prática, não.
Através do estudo do Inconsciente, de acordo com os estudo de Sigmund Freud, Melanie Klein e Donald Winnicott, é visto o Ser Humano como um todo, inconscientemente determinado pelas associações, defesas, vivências, traumas e aprendizados de outrora. Estes mecanismos de defesa (ou de sobrevivência?) criados e mantidos pelo Ser Humano são úteis e necessários para a vida, mas com o passar do tempo, do desenvolvimento e das novas experiências eles começam a não funcionar mais como defesa dos problemas ou do “mal do mundo” (a grosso modo) e passam a ser sintomas que dificultam a vida a seguir seu rumo e seu potencial.
Para se chegar ao Inconsciente, utilizamos da Fala Livre, onde não seguimos um roteiro ou uma busca por cura, mas por indícios do Inconsciente para refletir, reconhecer e modificar impulsos ou repetições que insistimos em permanecer, através daquilo que lhe vier a mente ou que desejar falar em sessão, independentemente da razão consciente e lógica para isto ser dito.
É visto e analisado o todo, e não apenas a doença/transtorno.
Entretanto, é um processo com muito potencial para remissão de sintomas como os de depressão, ansiedade, pânico, menosvalia, dificuldades sociais, dificuldades sexuais, problemas em relações românticas e familiares, senso de vida, etc., além de melhora na qualidade de vida de forma geral e apropriação de(o) Ser.
O trabalho Analítico é tão importante quanto o trabalho de desejo em se compreender e investigar a si mesmo, pois assim como digo na página inicial deste site: “O Desejo é o primeiro passo…”.
PARA EMPRESAS, ESCOLAS, COLÉGIOS, UNIVERSIDADES E GRUPOS COMUNITÁRIOS ofereço o serviço de Palestras com temas nas áreas de Saúde Mental, desde processos depressivos, ansiedade, burnout, personalidade, etc; como também dificuldades de socialização, de segurança, de Saúde de forma geral (prevenção de doenças, vícios, desmistificação de assuntos polêmicos sobre Saúde), etc.
Palestra é uma ferramenta simples e direta, mas ainda carregada de ciência e informações fidedignas, de disseminar um conhecimento a um grande público de ouvintes. Com esta estratégia, é possível discutir assuntos diversos que tragam aos ouvintes uma reflexão, uma informação, um pensamento…
Dentro da Palestra é também possível abrir uma Roda de Conversa sobre o assunto em pauta, em que as pessoas podem falar sobre o que pensam e discuti-los em grupo, criando um laço entre todos. Esta técnica é utilizada mais em demandas que sejam passíveis de uma discussão sem a necessidade de exposição negativa ou sigilosa dos participantes.
Cada assunto e demanda são previamente discutidas com o interessado para entender a situação atual do grupo e a necessidade da Palestra, com o intuito de construir um tema que será bem aproveitado por todos e com um objetivo claro.
PARA VOCÊ Profissional Psicólogo e Psicanalista, ofereço Supervisão Clínica em grupo ou individual de acordo com as teorias da Psicanálise.
Nunca saberemos tudo, muito menos sozinhos.
A Supervisão é um dos três pés da Psicanálise, ou Tripé Analítico, que compõe-se junto a Análise Pessoal e o Estudo da Teoria. Sendo este Tripé uma grande parte do trabalho como Psicólogo ou Psicanalista, é oferecido a estudantes de Psicologia/Psicanálise ou profissionais já graduados e atuantes na área clínica no processo de formação (que é interminável).
Segundo a própria Psicanálise, o conhecimento e disseminação dele parte das interações humanas em busca de algo em comum como grupo. Estes pares, chamados assim quando um ou mais se juntam com mesma finalidade, se juntam semanal, quinzenal ou mensalmente para discutir os casos atendidos em clínica e fomentar ainda mais a curiosidade, percepções adversas, discussões práticas profissionais, ética e continuidade do método científico.
Desta forma, a Supervisão é um recurso de atualização/estudo práxis (teoria mais a prática) do Psicólogo ou Psicanalista, infindável pela própria existência do conhecimento.